HighLights #RDSummit2019

Cristiana Lobo | 07.11.2019

Nem sempre é possível comparecer ao evento que a gente tanto gostaria de estar. Para aqueles que perderam o RD Summit deste ano, que aconteceu em Florianópolis e é referência nacional em Marketing Digital, seguem algumas dicas que apareceram nas palestras e nas entrevistas com os especialistas convidados:

Investir nos nanoinfluenciadores: as marcas devem ficar atentas e ver os consumidores como produtores de conteúdo da própria marca. Eles escrevem e postam as próprias fotos, portanto trazem mais autenticidade ao seu banco de imagens e aumentam a visibilidade das páginas. O consumidor tem 9.8 vezes mais credibilidade que o influenciador digital!

Close Friends, Grupos e Stories: está aumentando o uso de ferramentas que limitem a visibilidade de posts e troca de informações e que levem as conversas cada vez mais para a esfera privada. Portanto, uma das tendências para o ano que vem são os grupos e programas de indicação. 

Pensar além do Funil: a maioria das marcas investe muito em vendas. Mas é preciso fazer com que a experiência do consumidor ao longo da jornada seja boa, depois que ele realiza a compra, qual vai ser afinal a sua opinião?

Sobre vídeos: para aumentar a autoridade, vídeos longos. Para chamar nova audiência, vídeos curtos. Se o objetivo é que o conteúdo encontre sua audiência, Facebook. Se quiser que a audiência encontre seu conteúdo, YouTube. Para vender perpetuamente e aumentar a “presença”, vídeo gravado. Para cativar a audiência e aumentar engajamento, vídeo ao vivo. Não se trata mais de criar conteúdo e esperar que as pessoas assistam e sim criar conteúdo em diferentes formatos e linguagens para que este conteúdo chegue até as pessoas, nas plataformas que elas estiverem usando. 

Linkedin: posts com links que levem para fora da plataforma são penalizados. O título e as 3 primeiras linhas precisam ser persuasivos porque é o que aparece no feed e capta o leitor. A plataforma valoriza cada vez mais as microinterações, quanto mais rápido você responde maior é o alcance. É essencial acompanhar a publicação e interagir na primeira hora após a postagem porque o desempenho neste período impulsiona as horas seguintes. Chave da produção de conteúdo, entender o seu público.