CNV em Alta

“Empatia: esvaziar a mente e ouvir com todo o nosso ser.”

O conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV) não é novo, mas tem se popularizado no Brasil recentemente e é tão benéfico que merece ser reforçado. Ele surgiu como resultado da especialização em Psicologia Social do pesquisador americano Marshall Rosenberg. Existem muitos estudos e publicações que provavelmente vão ampliar o conceito, mas Marshall continua sendo uma referência no assunto.

Em 1984, ele fundou na Califórnia o Center for Nonviolent Communication (CNVC), que se transformou em uma organização internacional sem fins lucrativos, com pessoas habilitadas a dar treinamentos em trinta países, entre eles o Brasil.

O autor introduziu programas de paz em regiões de conflito e as técnicas de CNV estão sendo ensinadas em escolas da Iugoslávia e de Israel. 

Aqui estão reunidas algumas dicas presentes no livro “Comunicação Não-Violenta – técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, escrito por Marshall.

1) ter empatia com o “não” de alguém nos impede de torná-lo pessoal

2) pode ser difícil ter empatia com aqueles que estão próximos de nós

3) sabemos que a pessoa que fala recebeu empatia quando: (a) há um alívio de tensão ou (b) o fluxo de suas palavras chega ao fim

4) permanecendo em empatia, permitimos que nossos interlocutores atinjam níveis mais profundos de si mesmos

5) preste atenção às necessidades dos outros e não ao que eles estão pensando de você

6) use uma linguagem positiva ao fazer pedidos

7) concentre-se no que deseja e não no que deu errado