Orquestra Johann Sebastian Rio – histórico
 

A orquestra carioca Johann Sebastian Rio fez sua estreia no universo digital. No dia 10 de Novembro de 2014, foi lançado no YouTube o primeiro vídeo do grupo com o slogan “Johann Sebastian Rio – A orquestra que faltava.”

Durante dois minutos, os 16 integrantes da orquestra fazem uma interpretação enérgica do terceiro movimento do Verão das Quatro Estações de Vivaldi. A escolha da composição, uma das principais do período Barroco, foi uma indicação do repertório e da proposta da Johann. Uma orquestra de câmara que interpreta  obras desde a Era Barroca até o momento atual. O uso das mídias digitais, a mistura de linguagens, a experimentação e o humor também caracterizam o trabalho do grupo  - e fazem parte do processo de construção da sua identidade artística. 

A Johann foi criada pelo violinista e regente Felipe Prazeres, diretor artístico do grupo, pela produtora Vanessa Rocha, e pelos violistas Eduardo Pereira e Ivan Zandonade.  O objetivo é renovar o público da música clássica e diversificar as formas de apresentação deste repertório, produzindo espetáculos sensoriais que integram música e imagem com recursos como iluminação, design e interação com outras artes. A proposta é explorar vários espaços como galerias, parques, casas noturnas e produzir clipes e tesears irreverentes para a internet.

O nome da orquestra é uma homenagem ao compositor alemão Bach e à cidade do Rio. “Sebastian” faz referência ao padroeiro São Sebastião e a palavra bach, em alemão, significa ribeiro. A Johann Sebastian Rio é uma orquestra barroca pela sua aura leve e dançante, mas também contemporânea, e Bach é um dos compositores mais emblemáticos daquele período, tão inovador que permanece atual.

O grupo é formado por 16 músicos, todos experientes e reconhecidos entre os principais conjuntos sinfônicos cariocas e brasileiros, integrantes da Petrobras SinfônicaOrquestra do Theatro MunicipalSinfônica da UFRJSinfônica Brasileira e Sinfônica Nacional.  

Após sua fundação em 2014, a Johann Sebastian Rio estrearia no ano seguinte, dia 17 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A plateia lotada assistiu ao repertório que foi do Barroco ao choro, passando por Piazzolla, com a presença de convidados especiais. A bailarina Liana Vasconcelos, o maestro Carlos Prazeres, a mezzo-soprano Carolina Faria e a atriz Raquel Rocha foram  dirigidos por Keli Freitas. Ela criou um roteiro para costurar o espetáculo, que foi sucesso absoluto.

A empatia com o público e o entusiasmo da crítica estimularam a continuidade do grupo, que investe na excelência técnica e na inovação. Desde então, a orquestra manteve a criação de vídeos no seu canal do YouTube, em média um por mês. A trilha é sempre interpretada pelos músicos da Johann, as locações exploram a cidade do Rio. 

Johann tem se apresentado nas principais salas de concerto da cidade e estabelecido parceria com artistas e diretores convidados, sempre buscando novas linguagens. O grupo aposta na construção de uma estrutura que sustente a continuação da orquestra e a internacionalização das apresentações.