Monólogo premiado “Maldito Coração” estreia dia 29 de setembro na Casa de Cultura Laura Alvim com direção de Isaac Bernat


No dia 29 de setembro, sexta-feira, o Teatro Rogério Cardoso, conhecido como porão da Casa de Cultura Laura Alvim, abre suas portas para a estreia do monólogo Maldito Coração, escrito pela premiada dramaturga gaúcha Vera Karam.

A direção é de Isaac Bernat, um dos nomes mais atuantes hoje do teatro brasileiro. A peça será encenada pela atriz Stela Celanuo, que também tem longa trajetória em teatro e mais recentemente em cinema e tv. 

O texto já recebeu diversos prêmios, entre eles Melhor Texto Dramático (SATED/RS), Melhor Texto Dramático (Festival de Teatro de São José dos Campos/SP) e Melhor Autor Nacional (34o Fenata, prêmio póstumo).

Isaac ressalta a temática da peça e o talento da atriz, 'o que me interessa na peça é essa questão do que é real e o que não é, o que é simulacro. E essa personagem que vai falando da sua vida e você fica na dúvida se ela é louca, se ela viveu aquilo ou não, esse jogo é muito interessante, tem muito humor também e mostra até que ponto a nossa fantasia e a nossa imaginação podem nos levar. Estou muito feliz com este projeto porque Stela é muito talentosa. Eu também admiro a dramaturgia da Vera Karam, ela trata de temas profundos, a questão da mulher, a questão da solidão e eu me interesso muito por temas sobre o universo feminino.'  

O teatro tem um clima intimista, ideal para uma peça em que a personagem divide com o público suas inquietações em relação ao amor e à vida, de forma bem-humorada. O espectador poderá conferir de perto o trabalho apurado da equipe que inclui a figurinista Desirée Bastos, o premiado iluminador Aurélio de Simoni, a cenógrafa Dóris Rollemberg, o músico João Castilho, entre outros.

Sinopse:

Roteiro premiado escrito pela dramaturga Vera Karam, em 1996.

É um monólogo no qual a personagem fala sobre suas inquietudes e seus desejos sobre um homem que teria amado no passado. Ela vai do humor ao drama, explorando os limites entre realidade e ficção. Uma personagem que modifica a própria narrativa no exato momento em que a conta. 

Isaac Bernat - diretor

Tem longa trajetória em teatro com participações muito bem-sucedidas como ator e diretor em diversos espetáculos que renderam prêmios. Entre eles estão Botequim Cultural pela atuação na peça IncêndiosFITA 2014 de Melhor Espetáculo pela peça 'Calango Deu' e Prêmio Zilka Salaberry (2014) de Melhor Direção por Lili, uma História de Circo, entre outros.

Entre seus trabalhos como diretor destacam-se 'Por amor ao mundo - Um encontro com Hannah Arendt', 'Deixa Clarear' e 'Calango Deu' . Como ator, seus últimos trabalhos foram as peças 'Agosto' e 'Céus.' Isaac é doutor em Teatro pela Uni-Rio, professor de interpretação da CAL e publicou o livro 'Encontros com o Griot Sotigui Kouyaté', pela editora Pallas (2013).

Stela Celanuo – atriz

Stela é formada em Interpretação pela CAL, em Dança pela UniverCidade e finalizou recentemente as filmagens de Amor Assombrado, longa de Wagner de Assis. Ela atua nos palcos cariocas há cerca de vinte anos e já trabalhou com diretores como Tânia NardiniRicardo NauenbergTadeu AguiarWalter Avancini, André Pellenz, Sueli Guerra, Anita Barbosa, entre outros. Na TV, participou das séries Odeio SegundasOs Homens são de Marte e é pra lá que eu vou, do GNT, e Natália, da Tv Brasil e Universal. Também atuou em filmes como De Pernas pro ArAté que a sorte nos separeOdeio o dia dos Namorados, de Roberto Santucci,  entre outros.

Vera Karam – dramaturga

Escritora premiada, atriz e tradutora (Pelotas,1959 - Porto Alegre, 2003)

Seus textos já foram montados por nomes como Paulo Betti, Guida Vianna e Gilberto Gawronski.

Vera já recebeu diversos prêmios, entre eles o Primeiro lugar no Concurso Estadual de Dramaturgia Qorpo-Santo (1996), Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Texto Dramático (1997), Prêmio Açorianos, pela tradução da peça A morte de Ivan Ilitch, de Tolstói (1998) e foi a artista homenageada do Festival Internacional de Artes Cênicas - Porto Alegre em Cena 2003. Também em 2003, seu nome batizou uma das ruas de Porto Alegre.

Ficha Técnica

Texto: Vera Karam
Direção: Isaac Bernat
Direção de Produção: Marcia Queiroz
Elenco: Stela Celanuo
Figurino: Desirée Bastos
Iluminação: Aurélio de Simoni
Trilha Sonora: João Castilho
Assessoria de imprensa: Cristiana Lobo
Assistência de Direção: Camila Abrantes
Assistência de Produção: Anna Bittencourt
Design: Jahde Vaccani
Fotografia: José Eduardo Zepka
Realização: Arbtrátil Cia de Teatro

SERVIÇO

 “Maldito Coração (me alegra que tu sofras) ”

Temporada: 29 de setembro a 22 de outubro

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Teatro Rogério Cardoso
Endereço
: Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Horário Nobre: Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 19h
Ingressos: R$40,00/R$20,00
Capacidade: 45 lugares
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos